terça-feira, 11 de agosto de 2009

Faculdade

Hoje, as palavras do meu professor deram-me uma grande força para continuar minha saga pelo mundo jurídico...

"Doutores, não venham me falar que estudar é legal porque todos sabem que é uma merda! O bom é o resultado que isso gera. Agora, o estudo em si é um saco! Ainda mais aqui, onde se tem sol, praia, noites cariocas... Mas um dia, doutores, vocês terão que abdicar dessa vida. O que eu aconselho é: não tenha amigos, não tenha amores, largue filhos, família, emprego e arrume alguém para te sustentar. Alugue um flat na Barra da Tijuca... viva sozinho, estudando o tempo todo. Vai ter muita gente com raiva de você, seus amigos vão falar: 'pra mim, ele morreu'. Passe uns três anos assim. Depois, envie convites da sua formatura e posterior posse de um cargo bom. Todos comparecerão e ainda vai ter um cara de pau pra dizer: 'eu deixei você sozinho porque queria te dar força!' Cedo ou tarde, doutores, isso vai acontecer, então é melhor começar desde já, não é mesmo?! Aliás, será que você quer mesmo Direito? Quer um teste? Vá a Defensoria Pública! Ou você tenta suicídio ou você cai fora ou você é louco e continua. O mais recorrente é encontrar alunos que, depois dessa experiência, falem 'Oi professor, larguei direito! Tô fazendo moda/gastronomia... sempre foi meu sonho!' É, doutores, pensem bem, gastronomia é mais gostoso..."

Isso foram palavras apenas. Eu estagiei durante mais de um ano no Tribunal de Justiça e mexia em processos de 1944, 48, 56... eram os descendentes dos descendentes tentando mais uma vez. Os papéis rasgados e amarelados de uma época que nosso estado ainda não se chamava Rio de Janeiro. Eu estava do outro lado e ficava indignada. Imaginei-me como advogado de um processo desses ou pior ainda, a parte autora. Mas, apesar de tudo, o futuro somos nós estudantes e podemos tentar alguma coisa...

Se tivesse um buddypoke no blog meu humor seria: "altamente estimulada!"

3 comentários :

  1. Bruninho disse...

    Gostei da obs: "alatamente estimulada" ... t add nos meus links

    gostei do blog
    beijos

  2. Juliana Romano disse...

    Se tivesse um buddypoke nos seus comentarios meu humor seria depressiva uashuahsuas
    não gosto de falar de faculdade no segundo ano de cursinho me matando pra entrar em um curso extremamente concorrido e... enfim
    não vou começar senão não paro mais.
    aushaus

    beijinho
    ;*

  3. Alunos de Direito disse...

    É isso mesmo Fê..
    Faculdade de Direito é um " abrir mão" de muitas coisas ( se não todas). Aqui na Biblioteca todos falam " Estuda agora pra não ter que estudar tudo depois", e na maioria das vezes, nós não damos ouvidos! Mas é aquele negócio...mais tarde agente aprende! hahahaha
    Mas esse curso é espetacular e com certeza é o que eu mais gosto! Poder ajudar os outros ( ou ferrar) é uma grande responsabilidade! Saudadesss de vc
    ps: o livro de Introdução ao Direito do Paulo Nader foi de grande valia para mim e ainda leio ele acredita?! hahaha
    Bjãoo
    Bacelar